Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Para refletir...



  Identifique a característica barroca presente na obra, tendo em vista o cenário no qual ela está inserida.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Frans Krajcberg


  Frans Krajcberg é uma pessoa que questiona as condições impostas a ele. Sua passagem pela guerra e foi imprescindível para o despertar de suas questões, pois foi nela que se deparou com os horrores do nazismo, com a destruição do meio ambiente, e também percebeu até que ponto o homem é capaz de chegar com sua maldade. Tudo isso o fez sentir repulsa pelo homem, e o levou a isolar-se do mundo.



"Fazia peças muito românticas e comecei a sentir que precisava encontrar um modo de exprimir minha revolta e de denunciar tudo o que estava acontecendo. Comecei, então, a fazer grandes viagens, para fotografar os abusos. Andei o país inteiro e continuo convicto de que não existe lugar com maior riqueza do que o Brasil. Foi no Paraná a primeira vez que me senti melhor. A natureza me mostrou uma vida nova e me deu uma alegria muito grande, que minimizou os traumas que eu trazia da Europa. Descobri que tudo o que o homem faz ou julga saber existe na natureza de uma maneira muito mais perfeita."

"Com minha obra, exprimo a consciência revoltada do planeta."

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"A Flor do Mangue" na UFMG


" A Flor do Mangue" exposta na UFMG, no espaço Espaço Expositivo da Reitoria. A mostra é composta por duas séries de fotografias e uma escultura de grande porte, medindo 12 X 8 metros e 5 metros de altura, "A Flor do Mangue". A escultura foi confeccionada a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária. Daí o nome " A Flor do Mangue". A partir de algo morto, desvalorizado, o artista constrói algo belo e vivo, como uma flor.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mangue Ciarelo

Muitos não entenderam o porquê do nome "mangue ciarelo", então vamos explicá-lo:
A obra de Frans Krajcberg, sem dúvida alguma, está relacionada com a natureza. Para confeccionar "A Flor do Mangue", o artista teve como matéria-prima troncos queimados, percebe-se aí a relação com a natureza. Frans faz de sua obra um denúncia, nela podemos ver a indgnação do autor com a relação homem-natureza. O profundo desrespeito e indiferença do ser humano com a vida (natureza), o faz questionar a nossa sobrevivência, além de tocá-lo bastante, já que tem muita proximidade com o mundo natural.
O nome vem daí, da natureza. Achamos que seria muito óbvio apenas colocar "A Flor do Mangue" como meio de acesso ao nosso blog, então a partir da análise da obra, percebemos a sua ligação com o verde, com o vivo. Pensamos então que "mangue verde" seria o nome adequado porém, não achamos que seria atrativo, pensamos um pouco mais e no final decidimos que seria "mangue ciarelo" (ciarelo é a junção de ciano(azul) e amarelo- cores que formam o verde).